-
1
O que é internet móvel?
É aquele serviço que você contrata para acessar a internet diretamente por meio do celular, tablet ou minimodem (modem USB). Esse serviço é consumido na forma de pacote de dados. Com a internet móvel, você navega em qualquer lugar onde haja sinal e conexão de dados usando apenas o seu celular, tablet ou minimodem.
-
2
O que é franquia de internet móvel?
Franquia de internet móvel é o quanto você contrata de dados, ou seja, o quanto você pode usar para fazer o que gosta na internet, como trocar mensagens ou baixar aplicativos. Esse limite é expresso em bytes (B) e pode ser definido por dia, por semana ou por mês.
-
3
O que é Banda Larga?
É uma conexão de internet que permite ao usuário navegar em alta velocidade. No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considera-se banda larga a conexão com capacidade de transmissão de dados a partir de 256 kilobits por segundo (kbps).
-
4
Como os dados circulam pela internet?
Antes, os filmes de cinema eram distribuídos em latas, com as partes da película que tinham de ser coladas umas nas outras, o que podia levar horas! Hoje, quando enviamos um vídeo, uma foto ou mensagem pela internet, ocorre um processo de fragmentação em pequenos pedaços, chamados pacotes de dados, que são medidos em bytes. Ao serem recebidos pelo destinatário, esses pacotes são novamente remontados ou “colados”, retomando a forma original do arquivo. Tudo isso em pequenas frações de segundos.
-
5
O que é pacote de dados?
É o serviço de dados que você contrata na sua prestadora. Todo pacote tem um conjunto de características:
- Preço
- Período de uso
- Limite de dados que você pode enviar e receber – a famosa franquia!
- Cobertura (onde o serviço está disponível para uso)
- Condições gerais, limitações e outras regras.
Outro significado para o termo pacote de dados diz respeito à forma como as informações circulam na internet. Os dados são enviados e recebidos em pacotes, ou seja, pequenos pedaços, que ao serem recebidos são novamente agrupados para tomar a forma da mensagem.
-
6
O que é perda de pacote?
Se um dos pacotes de dados que você enviar ou receber pela internet móvel se perder no meio do caminho, o download ou upload não será concluído e precisará ser feito novamente, em parte ou em sua totalidade. Por isso, se você estiver em um local onde sua conexão não esteja satisfatória, evite uploads e downloads de grandes volumes de dados. Lembre-se, pacotes perdidos também consomem a sua franquia de internet móvel. É como uma torneira com goteira. A água que pinga conta no seu consumo.
-
7
Qual a diferença entre kilobyte, megabyte e gigabyte?
Os pacotes de internet móvel são contados em bytes e seus múltiplos (kilobytes, megabytes, gigabytes etc). Você sabe usar essa unidade de medida? Veja:
- 1kilobyte (KB) = ±1000 bytes!
- 1 megabyte (MB) = ±1000 kilobytes = 1 milhão de bytes!
- 1 gigabyte (GB) = ±1000 megabytes = 1 trilhão de bytes!
- Fique atento: a escala de megabytes é maior do que a de kilobytes e menor que a de gigabytes. Portanto, um pacote de 1GB é maior que um de 500MB, por exemplo.
-
8
O que é download e upload?
A internet é uma via de mão dupla. O tempo todo estamos recebendo e enviando dados. Na maior parte das vezes, recebemos dados, ou seja, fazemos download. Cada site, vídeo e demais dados que abrimos ou “baixamos” chega ao nosso celular, tablet ou minimodem por meio de um download. Por outro lado, cada mensagem e demais informações que enviamos, postamos ou “subimos” por meio da internet é um upload. De qualquer forma, download e upload consomem dados do seu pacote, só que em velocidades diferentes.
-
9
O que representa a velocidade no pacote de dados?
Ao contratar um pacote de dados, não observe apenas o tamanho da franquia (50MB, 100MB, 500 MB, 2GB etc.). A velocidade com que os dados serão transmitidos também é importante, pois representa a rapidez com que você conseguirá navegar na internet. Medimos essa velocidade em bits por segundo (bps), kilobits por segundo (Kbps) ou megabits por segundo (Mbps).
Atenção: a velocidade informada na oferta do pacote de dados é uma referência. Ou seja, se a sua velocidade é de 1Mbps, significa que você navegará até esse limite, podendo acessar a internet em velocidades mais baixas também, dependendo das regras contidas na oferta da sua prestadora ou de fatores externos que podem influenciar sua navegação, tais como barreiras físicas, aparelhos com defeito ou vírus etc. Antes de escolher o seu pacote, avalie essa combinação entre franquia e velocidade.
-
10
Como é medida a velocidade do pacote de dados?
Assim como medimos a velocidade de um carro em quilômetros por hora (Km/h), a velocidade do pacote de dados é medida em bits por segundo (bps), kilobits por segundo (Kbps) ou Megabits por segundo (Mbps). Lembre-se que existem velocidades médias diferentes para download (ou taxa de transmissão) e upload (ou taxa de recepção), e que o download costuma ser mais rápido. Assim como no carro, a velocidade do seu pacote não é a mesma o tempo todo, e depende da existência de barreiras físicas (paredes, prédios, montanhas, túneis, entre outras), da quantidade de pessoas que estão acessando a mesma rede que você, da capacidade do seu aparelho, entre outros aspectos.
-
11
O que é cobertura?
É onde você poderá usar o serviço, algo que também chamamos de abrangência geográfica. Os serviços de internet móvel funcionam por meio de antenas de telefonia celular instaladas no seu município ou localidade. Portanto, a área de cobertura será a área geográfica alcançada pelo sinal dessas antenas, conhecidas como Estações Rádio Base (ERB). É importante ressaltar que podem existir no seu município ou localidade regiões de “sombra”, ou seja, onde há dificuldade de alcance do sinal ou mesmo onde não há a prestação do serviço. Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as prestadoras não são obrigadas a cobrir a totalidade da área urbana do município. Há casos, ainda, em que legislações locais limitam a instalação de antenas de telefonia, o que pode prejudicar a cobertura da internet móvel. Consulte sempre sua prestadora sobre as áreas de cobertura em sua região.
-
12
O que são aplicativos?
Na internet móvel, os aplicativos ou apps são os programas que você pode instalar em seu celular ou tablet para se divertir ou desempenhar alguma tarefa específica, como consultar a previsão do tempo, jogar, acessar uma rede social, editar fotos, entre outras funções.
-
13
O que são dados de segundo plano?
Dados de segundo plano são aqueles que o aplicativo consome sem você notar, mesmo quando não está usando o celular ou tablet. Em geral, esses dados são importantes para o bom funcionamento da ferramenta, mas você nem se dá conta de que eles estão sendo consumidos. Ao baixar um aplicativo, você recebe uma licença de uso que informa todos os dados que o aplicativo consumirá, tais como informações sobre a sua localização, lista de contatos, configurações, entre outros, que costumam ser coletados pelos fabricantes dos aplicativos. Muitos “apps” podem consumir um volume de dados em segundo plano maior que os dados de primeiro plano, ou seja, aqueles que você conscientemente recebe ou envia por meio do aplicativo. Atenção: No seu aparelho, é possível marcar a opção “Restringir dados de segundo plano” para inibir esse consumo de dados na sua internet móvel.
-
14
O que é streaming? Consome meu pacote de internet móvel?
Streaming é quando escutamos a música ou assistimos ao vídeo diretamente da internet, sem fazer o download em nosso smartphone ou tablet. Essa transmissão contínua consome muitos dados do seu pacote, além do que, você terá que fazer um novo streaming cada vez que quiser escutar aquela canção ou assistir ao vídeo novamente. Quando possível, o melhor a fazer é realizar o download já na primeira vez em que acessar o arquivo, armazenando a música ou filme em seu aparelho para depois curti-lo off-line, ou seja, a partir do disco local (HD) do seu smartphone ou tablet.
-
15
Qual a diferença entre 3G e 4G?
As tecnologias evoluem o tempo todo e na internet móvel não é diferente. As conexões de internet móvel são divididas em gerações, conforme a sua evolução. Entre outros aspectos, podemos diferenciar as conexões de terceira geração (3G) e de quarta geração (4G) pela velocidade de acesso que elas são capazes de nos oferecer e pela capacidade que a tecnologia 4G tem de permitir chamadas de voz com transmissão de vídeo simultânea. No Brasil, as conexões 3G permitem velocidades médias ou taxas de download e upload que podem chegar em torno de 2Mbps, enquanto as tecnologias 4G podem atingir até 10 Mbps. Ambas são chamadas de conexões em banda larga móvel.
-
16
O que é roaming?
Ao se deslocar para outra cidade ou país, você pode vir a usar a rede de outra prestadora de serviço. Quando isso acontece, dizemos que você está em “roaming”. Existe roaming de voz e o roaming de dados. Em ambos os casos, pode haver cobrança de tarifas adicionais além do que você já paga por sua franquia, dependendo das regras da oferta que você contratou. Antes de contratar um plano, procure se informar com sua prestadora sobre a abrangência geográfica ou cobertura prevista na oferta, limite de dados ou minutos que você pode usar em roaming e os valores de uso do serviço.
Atenção: Antes de viajar, busque sua prestadora para ter informações sobre o consumo de dados do seu pacote de internet móvel.
-
17
Para que serve o modo avião?
O modo avião é uma opção disponível em alguns celulares ou tablets que permite desativar todas as conexões de dados e de voz que você contratou na sua prestadora, deixando o aparelho apenas com suas funcionalidades off-line, ou seja, calculadora, máquina fotográfica, tocador de música etc. Enquanto o aparelho está no modo avião, você não faz nem recebe ligações, assim como não envia nem recebe dados, nem tampouco navega na internet. Geralmente, o modo avião é usado quando se está a bordo de uma aeronave em viagem.
-
18
Para economizar o pacote de dados, vale a pena colocar o celular no modo avião?
Quando você ativa o modo avião ou modo off-line no seu celular ou tablet, diversas funcionalidades são desabilitas sem que você precise desligar o aparelho. O consumo do pacote de dados, por exemplo, fica desativado e o serviço de voz (ligações) também, mas a câmera fotográfica, o tocador de músicas, a agenda, calendário e outras ferramentas continuam a funcionar. Essa opção é válida (e até obrigatória em alguns casos) quando você está a bordo de uma aeronave, mas se você estiver na rua, por exemplo, e o objetivo for economizar a sua internet móvel, há soluções mais simples e adequadas. Experimente, por exemplo, utilizar o bluetooth.
-
19
O que é oferta conjunta?
É um conjunto de dois ou mais serviços oferecidos de uma só vez, em pacote, a um cliente. Pode envolver somente uma prestadora oferecendo vários serviços ou mais empresas parceiras. Por exemplo, um pacote de dados de internet móvel contratado junto com um serviço de voz, um minimodem (modem USB) ou um serviço de TV a cabo. É importante lembrar que, no caso de ofertas conjuntas, a prestadora deve oferecer um atendimento único, capaz de tratar dos diversos serviços por meio do mesmo canal de atendimento.
-
20
O que é o espaço reservado ao consumidor?
É um ambiente na pagina da prestadora na internet, acessível mediante inserção de login e senha, que permite o registro, o tratamento de pedidos de informação, reclamações e solicitações de serviço ou qualquer outra demanda relacionada ao serviço da prestadora, dentre eles a internet móvel.
-
21
O que é ciclo de cobrança?
É o mesmo que mensalidade. O ciclo de cobrança compreende um período durante o qual você poderá usar todos os serviços contratadas de acordo com os limites previstos no regulamento. Esse ciclo compreende o período entre a data inicial, o dia do mês em que você efetuou a contratação, e a data de fechamento do ciclo, a partir de quando são calculados eventuais custos extras, caso você tenha usado o serviço além da condição contratada, e seus limites passam a ser contados novamente.
Atenção: Fique atento à data de encerramento do ciclo de cobrança da oferta contratada. Será importante para o seu controle sobre o consumo de dados.
Atenção: no seu aparelho, na mesma área onde você configura o consumo de dados dos aplicativos, é possível consultar o ciclo de cobrança atual, os ciclos anteriores. Nas configurações do aparelho, o usuário pode ainda restringir o uso de dados ao longo de um período qualquer, por exemplo, entre a data atual e a data de término do ciclo.